Se você está só nos preparativos para ir aos Estados Unidos, já deve saber que precisa de um visto para entrar no país. Como esta é uma etapa fundamental da preparação da sua viagem e requer uma visita a um dos consulados ou à Embaixada de sua cidade, nós organizamos dicas práticas para você conseguir passar por esta fase sem preocupação.
1. Verifique a data do seu Passaporte
– O documento é fundamental para fazer o pedido do visto e viajar aos Estados Unidos.
– O passaporte tem que estar válido por, pelo menos, mais seis meses depois da data de pedido no visto. Exemplo: se você vai fazer o pedido no dia 1º de junho, seu passaporte deve ser válido até 1º de dezembro ou mais.
– Como obter: na Polícia Federal, que disponibiliza todas as informações necessárias para dar entrada no documento. Assim que você tiver o documento em mãos, pode começar a se preocupar com o visto.
2. Preencha o formulário DS-160
O formulário DA-160 (https://ceac.state.gov/genniv/) serve para você pedir a entrevista necessária para obter o visto para os Estados Unidos. Não é tão difícil assim e dá até para pedir de última hora. O processo, que antes demorava até 100 dias, foi revisado e agora leva até dois dias, segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
– Como você não quer correr riscos, o ideal é pedir com, pelo menos, uns dois meses de antecedência!
– Tudo o que você precisa é ter todos os documentos necessários em mãos e uma ideia do seu roteiro de viagem pelo país.
– O formulário deve ser preenchido em inglês, mas a tradução em português de todas as perguntas está visível ao passar o cursor do mouse sobre a pergunta!
O que ter em mãos para preencher o formulário DS-160
– Documentos: separe passaporte (inclusive passaportes antigos com vistos antigos, se tiver) e documentos que comprovem o vínculo com o país de residência.
– Quando ele pedir uma foto, você não precisa enviar. As fotos serão tiradas na ida ao CASV (leia passo 3).
– Anote o número de identificação que é gerado automaticamente para acessar o arquivo, se quiser fazer alguma alteração no futuro. É muito importante anotar este número, caso contrário, se você precisar mudar alguma coisa e não tiver a identificação, vai ter que começar tudo do zero.
– A Embaixada não exige que você tenha comprovantes de reservas dos lugares onde pretende ficar nos Estados Unidos, mas é importante saber os destinos que quer visitar e adicionar ao formulário.